Controle de acesso: Como utilizá-lo para aumentar a segurança

A ferramenta de controle de acesso permite que você aumente significativamente a segurança de seu condomínio, da sua casa ou da sua empresa. Confira!

A ferramenta de controle de acesso permite que você aumente significativamente a segurança de seu condomínio, da sua casa ou da sua empresa. Por isso, a contratação desse serviço faz parte das necessidades de qualquer prédio ou estabelecimento que zele pela tranquilidade de seus associados e clientes.

No entanto, algumas dúvidas podem surgir a respeito dessa função. Afinal, muitas pessoas confundem o controle de acesso com a portaria. Com isso, acabam sem saber quais são as especificidades dessa tarefa.

Para te ajudar a compreender melhor a diferença entre o controlador de acesso e o porteiro, preparamos este artigo que tem o intuito de especificar quais são as competências que envolvem o controle de entrada e saída de pessoas dos condomínios, eventos ou prédios comerciais. Dessa forma, você também perceberá os benefícios de investir nessa mão de obra.

Além disso, também falaremos sobre outras áreas que também podem ser otimizadas, dada a contratação de um controlador de acesso. Você sabia que é possível melhorar o sistema de segurança de seu condomínio, apenas utilizando esse profissional?

Entenda porquê, acompanhando a leitura conosco!

Como funciona o controle de acesso?

Damos o nome de controle de acesso à competência de gerenciar e fiscalizar toda a movimentação na área externa do condomínio. Logo, o controlador de acesso é o profissional que irá zelar pelo controle de entrada e saída da edificação.

Para tanto, ele deverá:

  • Controlar a entrada e saída de moradores e/ou visitantes;
  • Cuidar para evitar movimentações de pessoas não identificadas no condomínio ou evento;
  • Prezar pela manutenção da estrutura da edificação, atuando como um zelador externo, no caso da contratação para condomínios;
  • Conter entradas não identificadas, bem como informar isso ao porteiro do condomínio.

Portanto, o controle de acesso é a função que consiste em visualizar a movimentação na área externa ao prédio, do evento ou da empresa. Com isso, é possível prever e eliminar riscos de visitantes não convidados.

Controlador de acesso é o mesmo que porteiro?

Por mais que sejam funções bem parecidas, você já deve ter notado que o controlador de acesso e o porteiro são profissionais diferentes, certo? Isso porque, enquanto o primeiro se torna responsável pela gestão do acesso ao espaço externo de algum ambiente, o segundo se preocupa mais com a identificação e registro das movimentações do local.

Sendo assim, é comum que as estações de controle de acesso fiquem na área externa da edificação, atuando especificamente na orientação dos visitantes ou convidados. A partir daí, ele encaminha o indivíduo até a portaria, onde ele será recepcionado e levado até o ponto de encontro.

Quais os benefícios de utilizar o controle de acesso?

O benefício mais impactante da utilização de um sistema de controle de acesso, se dá pelo aumento da segurança do espaço. Isso porque, essa fiscalização permite que o profissional esteja constantemente atento para movimentações incomuns na área, minimizando as condições de invasão sem autorização.

Além disso, o controle do acesso também permite que o próprio prédio mantenha a sua infraestrutura segura, já que a avaliação diária faz com que atividades de manutenção possam ser requisitadas. Com isso, você ganha tempo na fiscalização dos checklists de manutenção predial.

Um último benefício da contratação de um controlador de acesso, é a qualificação da mão de obra. Por mais que esta não seja uma função que exige escolaridade superior, ainda assim há treinamentos específicos para tornar o profissional adequado às tarefas que deverá cumprir.

Em que circunstâncias você pode contratar um controlador de acesso?

Controle de acesso: Como utilizá-lo para aumentar a segurança

Sempre que você desejar aumentar o nível de segurança do seu condomínio. Ou queira ter um controle mais apurado das movimentações do seu evento. Os controladores de acesso são profissionais capacitados, treinados para trabalhar com as mais diversas técnicas de segurança, bem como com sistemas de vigilância integrados.

No entanto, se o seu condomínio não apresenta suporte para a contratação direta desse profissional, você pode optar pela utilização de uma empresa terceirizada, que seja especialista em manutenção predial. Essas empresas são as maiores fornecedoras de mão de obra qualificada e ajudam a diminuir os custos de uma contratação efetiva. Inclusive, contam com uma equipe de controladores de acesso treinados e competentes.

Onde encontrar profissionais qualificados?

Como dissemos, o profissional responsável pelo controle de acesso deve reconhecer a sua importância na gestão do condomínio, do evento ou da empresa. Por isso, é fundamental que ele tenha treinamento específico, de modo a se adequar à sua função e cumpri-la da melhor maneira possível.

Para tanto, empresas especializadas na formação e disponibilização desse tipo de mão de obra surgiram por todo o país. Elas são responsáveis pela capacitação dos profissionais, demonstrando as melhores práticas a serem executadas e os orientando de modo competente. Assim, você conseguirá contratar os melhores e mais responsáveis controladores de acesso.

Procure por empresas como a Planserv, que trabalha na área de gestão e manutenção de prédios e no controle de acesso de eventos, condomínios e empresas. Sua equipe conta com profissionais de gabarito, treinados em diversos setores. Sempre com responsabilidade e eficiência, os controladores de acesso da Planserv são os mais adequados à sua necessidade.

Para maiores informações e caso queira solicitar um orçamento, basta entrar em contato com a Planserv pela página https://www.planservrh.com.br/servicos/.

Ou agende uma visita gratuitamente. Clique aqui

Email: comercial@planservrh.com.br

Redes sociais: @Planserv_rh / @Planserv_RH / @planserv

Central de Relacionamento PLANSERV RH

Central de Relacionamento

(83) 3225-4784

Atendimento via WhatsApp com a PLANSERV RH

Atendimento via WhatsApp

(83) 3225-4663
(83) 9 8209-2086
(83) 9 8128-7135

Horário de Atendimento da PLANSERV RH

Horário de Atendimento

Atendimento 24 Horas