Como funciona a terceirização em condomínios

Você está aqui: Início Blog Como funciona a terceirização em condomínios

Se antes da reforma trabalhista de 2017 a terceirização já era considerada uma das atividades mais promissoras da era moderna, depois dela então, a terceirização de serviços passou a ser um dos grandes trunfos das empresas para cortar custos e qualificar a mão de obra. É muito mais vantajoso para um patrão ter um prestador de serviço, que é gerido por uma empresa parceira, que dois funcionários contratados, por exemplo.

No caso dos condomínios, essa nova prática parece ter chegado para resolver diversos problemas crônicos na administração dos mesmos. Por mais preparado, organizado e honesto que seja um síndico, ele não é um profissional especializado para gerir esse conjunto de habitações. As questões trabalhistas sempre foram um calcanhar de Aquiles e tem ainda a parte da qualificação dos funcionários, que precisam ser treinados.

 

As vantagens da terceirização para condomínios são muitas e vão muito além da redução de custos, o grande objetivo dela é se tornar uma grande aliada dos síndicos para vencer os desafios diários de uma atividade que nem sempre traz o merecido reconhecimento dos condôminos.

 

Condições favoráveis

A própria dinâmica trabalhista foi dando espaço, através dos anos, para as contratações de prestadores de serviços, sejam de pessoas físicas ou jurídicas. O jogo comercial, cada vez mais em transformação, lançou novos agentes e mudou as perspectivas das pequenas, médias e grandes empresas. A terceirização, num primeiro momento, ganhou espaço por causa da questão da redução dos custos e depois pela questão humana, já que a gestão de pessoas é feita pela empresa contratada.

No entanto, existia ainda um problema. A exteriorização ou outsourcing, como também é chamado esse processo, era validada apenas às atividades-meio das empresas, o que limitava a prática. A lei da terceirização (13.429/2017) acabou com isso e passou a permitir a terceirização de serviços também para as atividades-fim, tornando a atividade, definitivamente, um nicho de mercado.

 

Vantagens da terceirização para condomínios

O aumento do número de condomínios e de seus espaços comuns fez crescer o volume de atividades necessárias para seu bom aproveitamento e uma boa gestão. Além de se levar em conta a questão de valores e da redução de custo, outros fatores como eficiência, agilidade, confiança, uso da tecnologia e tranquilidade para os síndicos são importantes para definir as Vantagens da terceirização para condomínios.

Redução de custos - Essa é a principal vantagem da terceirização. Sempre que existir mudança considerável em qualquer área comercial, ela estará envolvendo algo relativo a se gastar menos. Isso não seria diferente nos condomínios, administrados como empresas, com orçamentos e custos a serem gerenciados. Sem terceirizar, o síndico fica responsável pela contratação de seus colaboradores e ainda arca com gastos como 13.º salário, férias remuneradas, pagamento de horas extras, etc. No caso da terceirização de serviços, toda essa responsabilidade se volta para a empresa contratada, de modo que o condomínio pagará apenas uma mensalidade e nada mais.

Qualificação - As empresas que fazem terceirização de serviços são especializadas em determinada área, como portaria, jardinagem, segurança ou limpeza e oferecerão essa mão de obra qualificada para os condomínios. É de responsabilidade da contratada treinar os funcionários para que eles sejam excelentes no que fazem, inclusive gerir os custos dessas reciclagens, e cabe ao síndico não mais a responsabilidade por essa gestão, mas sim a cobrança e fiscalização dessa qualidade.

Reposição - Administrar o caos imposto por faltas, problemas de saúde, demissões e férias dos funcionários, sempre foi uma for de cabeça para qualquer síndico. As lacunas deixadas com essas faltas se reduzem a zero com a terceirização, já que as empresas têm plantonistas para suprir ausências e dispõem de folguistas, economizando também em horas extras. Elas são obrigadas, por contrato, a repor seus funcionários em qualquer emergência.

Otimização - Com a terceirização de serviços que envolvem contratação, fiscalização, pagamento e qualificação dos funcionários, o síndico ou responsável pelo condomínio terá o seu tempo otimizado, ficando com mais tempo para se dedicar a outras atividades como mediar conflitos entre moradores, planejar obras e melhorias, comunicação, etc.

Sem riscos trabalhistas - Quando você repassa a responsabilidade trabalhista para uma empresa, como acontece na terceirização, os riscos de indenizações por demissões e afins saem da mão do condomínio. Por exemplo, todas as vezes que um porteiro pedia demissão era preciso fazer um rateio entre os condôminos para arcar com essas despesas adicionais. O mesmo não ocorre se este serviço for executado por um prestador de serviço.

Conheça as vantagens de Terceirizar no no nosso ebook - Terceirização: A solução atual para manter o foco nos negócio

 

Áreas terceirizadas

Já devem ter ficado claras as vantagens da terceirização para condomínio. Mas será que todas as áreas podem ter prestadores no lugar de funcionários? Sim, qualquer atividade profissional realizada dentro de um condomínio está no escopo de possibilidades que oferece a terceirização.

Limpeza - Essa é a área onde mais acontece a terceirização de serviços, não só em condomínios, mas em qualquer tipo de empresa. Os profissionais que trabalham nesse ramo sempre foram menosprezados e desqualificados e com a terceirização, além de uma maior capacitação, passaram ser mais respeitados e valorizados.

Portaria - Um porteiro qualificado e bem treinado é essencial em qualquer prédio, já que ele é o elo com o mundo exterior. Além de saber se portar em público, ele precisa ser discreto, pois tem acesso à muitas informações sobre os moradores.

Segurança - As boas empresas que oferecem a terceirização de serviços nessa área são conhecidas pela intensa reciclagem que fazem com seus profissionais. Em tempos onde a violência só aumenta, é essencial ter bons prestadores nessa área.

Jardinagem - Talvez o mais especializado dos profissionais terceirizados, o jardineiro ganhou muita importância com o aumento dos condomínios de luxo e o advento de fachadas com muitas plantas.

Zelador e síndico - Sim, existe terceirização também para essas duas funções. Os chamados síndicos profissionais, em alguns casos, substituem também os zeladores e possuem treinamento muito especializado para gerir até mesmo condomínios comerciais.

 

Atenção na contratação

Por mais que existam muitas vantagens de terceirização para condomínios, é preciso ficar atento para não transformá-las em desvantagens. É essencial fazer a escolha certa das empresas prestadoras de serviço e, acima de tudo, ficar atento aos contratos fechados, que devem sempre estar bem definidos e proteger o condomínio. Além disso, todos os acordos devem ser revistos de tempos em tempos, assim como o desempenho dos profissionais contratados.

A Planserv é referência em terceirização e preza por levar cada serviço com zelo, cuidado, qualidade e segurança para nossos clientes, sempre com os melhores profissionais e atendimento. Dispomos de seguranças, bombeiros civis, recepcionistas, serviços gerais, dentre outros que possam ajudar o seu dia a dia da forma que precisar de acordo com sua demanda.

            Quer saber como podemos auxiliar você? Entre em contato, será um prazer atendê-lo: Telefones: (83) 3225-4663 / (83) 3225-4784 / (83) 98189-0359 / (83) 98885-466

Email: comercial@planservrh.com.br

Redes sociais: @Planserv_rh / @Planserv_RH / @planserv