Cuidar da segurança e comodidade de quem mora em condomínios é prioridade, afinal, quem mora nesses locais são pessoas que buscam por conforto e segurança. É importante viver em um ambiente tranquilo e protegido, por isso, uma equipe que garanta essa estabilidade é fundamental.
Dois profissionais são indispensáveis para o controle dos condomínios: o Porteiro e o Controlador de Acesso. Muitas vezes essas funções são confundidas por suas semelhanças, já que esses profissionais precisam aplicar medidas preventivas de segurança, evitando que o condomínio fique vulnerável através do controle de pessoal. Entretanto, elas possuem diferenças importantes que destacam sua necessidade em condomínios, empresas e outros ambientes.
Sabendo das dúvidas que norteiam as especificidades desses profissionais, nós da Planserv preparamos esse texto a fim de esclarecer a importância do Porteiro e Controlador de Acesso, explicando como eles contribuem para garantir a segurança dos recintos e como garantem o bem-estar de quem convive nos condomínios.
- Qual a função do Porteiro?
O Porteiro é o profissional que garante o acesso seguro de visitantes e moradores de um condomínio. Ele é a primeira impressão do estabelecimento ou condomínio. Esse colaborador precisa está atento ao uso das áreas comuns a fim de zelar pelo espaço. Por exemplo, observando e controlando o uso correto de elevadores, evitando sobrecargas ou uso indevido.
Também é função do porteiro, realizar um cadastro de pessoas que entram no condomínio a trabalho, pessoas que são visitas regulares, conhecer os condôminos e inquilinos. Para assegurar a proteção do espaço, é importante que o porteiro possua conhecimento minucioso das normas de segurança do condomínio, ter domínio no manejo de equipamentos, fazer rondas no prédio com o intuito de verificar se portas e portões estão fechados, se há alguém que não deveria estar naquele espaço ou se há o acontecimento de alguma infração ou incidente. Os serviços de portaria também incluem o recebimento e distribuição da correspondência destinada a quem vive no condomínio.
É determinante que o profissional da portaria seja responsável e atento, já que é preciso ter boa memória para guardar os rostos das pessoas que moram no condomínio, visitam ou prestam serviços naquele lugar. Eles também são responsáveis pela segurança do prédio, por isso precisam ser de confiança e possuir a responsabilidade necessária para realizar o trabalho.
- Qual a função do Controlador de Acesso?
Como o próprio nome já diz, o Controlador de Acesso, controla quem irá acessar o condomínio, a empresa ou evento. Essa é uma função muito procurada atualmente já que as pessoas cada vez mais buscam por viver em ambientes seguros. O Controlador de Acesso “filtra” as pessoas que adentram o recinto com a finalidade de garantir a segurança do ambiente. Geralmente esse profissional fica do lado de fora do condomínio ou na recepção do local, identificando, orientando e encaminhando as pessoas para o ambiente desejado.
Com a função de controlar o movimento de pessoal nas áreas que são de sua responsabilidade, o Controlador de Acesso é determinante no caso de por exemplo, identificar a entrada e saída de veículos e visitantes mantendo a atenção não só nos condôminos, mas na área externa, mantendo quem vive alí seguro. Isso também acontece com visitantes e colaboradores de uma empresa e com os convidados e participantes dos eventos.
O Controlador de Acesso precisa identificar e confirmar se condôminos ou funcionários estão aguardando a chegada de visitas, funcionários, prestadores de serviço, entre outros. Esse trabalho precisa ser feito de forma segura, discreta e que não constranja quem chega ao ambiente. Por isso, é determinante que esse profissional seja qualificado, cordial e que realize esse e outros procedimentos com tranquilidade e educação, mas que também através dele, assegure que não existirá nenhum risco aos moradores.
Você ainda tem a possibilidade de terceirizar os serviços de Porteiro e Controlador de Acesso, isso irá garantir o profissionalismo e contará com profissionais preparados e confiáveis. Também é mais cômodo, já que a empresa se responsabilizará por contratação, capacitação, pagamento e outros trâmites. A Planserv dispõe de profissionais qualificados para reduzir os custos do seu condomínio ou empresa garantindo a segurança. Se você precisa melhorar a eficiência ou precisa melhorar a segurança de algum ambiente, fale com a gente, temos uma equipe preparada para lidar com situações diversas e capacitadas para cumprir todas as especificações do seu condomínio. Entre em contato:
Telefones: (83) 3225-4663 / (83) 3225-4784 / (83) 98189-0359 / (83) 98885-466
Email: comercial@planservrh.com.br
Redes sociais: @Planserv_rh / @Planserv_RH / @planserv
Central de Relacionamento
(83) 3225-4784
(81) 3299-1300
Horário de Atendimento
Atendimento 24 Horas