O que um controlador de acesso faz e por que contratar um • PLANSERV RH - Segurança Eletrônica e Terceirização

O que um controlador de acesso faz e por que contratar um

Para entregar qualidade e segurança na organização de eventos e na administração de clubes e condomínios, são muitos os profissionais e processos envolvidos. Um deles é o controlador de acesso.  Esse profissional é peça fundamental […]

Para entregar qualidade e segurança na organização de eventos e na administração de clubes e condomínios, são muitos os profissionais e processos envolvidos. Um deles é o controlador de acesso. 

Esse profissional é peça fundamental na estratégia de uma segurança eficaz, e precisa ter qualidades como cordialidade, discrição, agilidade e proatividade.

Se você quer saber mais sobre o que faz um controlador de acesso e se você deve contratar um, você veio ao lugar certo.

O que faz um controlador de acesso

Um controlador de acesso ajuda a administrar a entrada e saída de pessoas e veículos em eventos, condomínios, escolas e clubes. Dessa forma, esse profissional verifica a identidade dos indivíduos, informações do carro, checagem de ingressos ou de pulseiras que autorizam acesso, lista de convidados, e demais mecanismos para inibir a entrada de intrusos.

O controle de acesso também ajuda a manter organizado o fluxo de pessoas que chegam ao evento, evitando demoras e aglomerações. Além disso, o profissional se comunica com o resto da equipe, especialmente com os seguranças, caso note algum movimento que pareça suspeito.

Ele também pode ajudar a orientar as pessoas que chegam ao evento sobre quais locais elas devem se dirigir ou aonde devem estacionar, e em casos de locais em que haja entrada de mercadorias, o mesmo também participa do processo de fiscalização da chegada das mesmas, tendo autorização para olhar malas, caixas e demais itens para evitar a entrada de pessoas não autorizadas ou materiais proibidos.

LEIA TAMBÉM: Portaria virtual autônoma: como funciona?

O que um controlador de acesso não faz

Apesar das semelhanças, o controlador de acesso não é um porteiro. Ou seja, ele não faz o processo burocrático que geralmente um porteiro faz, como anotações de entrada e saída ou recebimento de encomendas.

Além disso, o controlador de acesso não é o mesmo que um segurança: ele auxilia a equipe de segurança, mas seu papel é diferente.

LEIA TAMBÉM: 3 desafios de segurança em empresas

Por que contratar um controlador de acesso

O controlador evita que você, seus convidados ou clientes corram riscos, e que seu evento ou estabelecimento seja prejudicado pela ação de pessoas mal intencionadas.

O controle de acesso ajuda a garantir a organização, segurança e qualidade do fluxo de pessoas do local que requisita seus serviços. Algumas das vantagens de contratar um controlador de acesso são:

  • Satisfação dos clientes, convidados e afins, evitando longas filas e demora na entrada e garantindo que todos saibam para qual local se dirigir 
  • Segurança para todos os envolvidos, devido ao rigoroso processo de identificação de todos os que entram e circulam no local
  • Maior organização, evitando situações desagradáveis, como a entrada de penetras

Quais habilidades necessárias para um controlador de acesso

Em alguns casos, o controlador de acesso pode ser requisitado a monitorar câmeras de vigilância ou sistemas de biometria, portanto, conhecimentos em tecnologia são importantes. 

Entretanto, a habilidade principal de um controlador de acesso é a de uma boa comunicação interpessoal. Ele estará constantemente em contato com pessoas, tanto com membros da equipe, como com os convidados e demais pessoas que entram no local. Portanto, ele precisa demonstrar educação e cordialidade, ao mesmo tempo que deve demonstrar seriedade em caso de movimentações ou pessoas suspeitas.

Além disso, embora o controlador de acesso não seja um segurança, ele deve ter preparo físico e emocional para lidar com situações de emergência, caso necessário, sempre pensando no bem estar coletivo e no respeito à vida e segurança de todos os envolvidos, inclusive dos suspeitos. 

Em resumo, um controlador de acesso deve:

  • Administrar a entrada e saída de pessoas
  • Orientar o local de estacionamento
  • Verificar lista de convidados, convites, ingressos ou demais informações de convidados
  • Verificar a identidade dos indivíduos e informações dos veículos de quem entra
  • Manter comunicação com a equipe de segurança
  • Monitorar câmeras de vigilância

Agora que você já sabe o que um controlador de acesso faz, que tal solicitar um orçamento para contar com esse serviço? Atuamos na Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Alagoas, e temos 20 anos de mercado, sempre trabalhando com agilidade e qualidade. Nossas outras soluções em segurança incluem fechadura eletrônica, vídeo mapeamento, portaria virtual e alarmes.

Central de Relacionamento PLANSERV RH

Central de Relacionamento

(83) 3225-4784
(81) 3299-1300

Atendimento via WhatsApp com a PLANSERV RH

Atendimento via WhatsApp

(83) 3225-4663
(83) 98192-2664
(83) 98128-7135

Horário de Atendimento da PLANSERV RH

Horário de Atendimento

Atendimento 24 Horas

EnglishPortugueseSpanish