Terceirização em condomínios: como funciona? - Planserv PB

Terceirização em condomínios: como funciona?

A Planserv esclarece tudo o que você precisa saber sobre mão de obra terceirizada no condomínio A terceirização é um setor do mercado em plena expansão, que tem auxiliado empresas a focar esforços e investimentos […]

A Planserv esclarece tudo o que você precisa saber sobre mão de obra terceirizada no condomínio

A terceirização é um setor do mercado em plena expansão, que tem auxiliado empresas a focar esforços e investimentos no desenvolvimento do seu negócio. No entanto, ainda  há dúvidas sobre sua aplicabilidade também nos condomínios (verticais e horizontais). 

Essa é uma forma de contratação legal, que existe há décadas. Ainda em 2015, foi realizada uma pesquisa, “censo Síndiconet”, que revelou que 36,1% dosparticipantes já utilizavam mão-de-obra terceirizada em seus condomínios.

Na Planserv o serviço de terceirização em condomínios é bastante procurado, que registrou aumento em 2020. E as principais dúvidas que chegam até nós são:

Como funciona a terceirização em condomínios?

Ao invés de contratar funcionários para trabalhar no seu condomínio, você contrata uma empresa, que oferece serviços terceirizados para condomínios e os funcionários desta empresa vão trabalhar no seu residencial ou comercial. 

Assim, seu condomínio é uma empresa contratando outra, ou seja, você só recebe o serviço dos funcionários, mas não é legalmente responsável por eles. A terceirizada contratada é quem vai arcar com custos e despesas dos empregados dela. 

Quais profissões podem ser terceirizados?

A lei que regulamenta a terceirização permite que sejam terceirizadas as atividades meio e as atividades fim. Por isso, nos condomínios é possível terceirizar:

Portaria;

Segurança;

Serviço de limpeza;

Serviço de conservação;

E mais uma gama de outras funções. Basta verificar se quais funcionários para condomínio a empresa contratada possui. 

Quais as vantagens da terceirização em condomínios?

Redução de custo: em condomínios, os gastos ao contratar diretamente os funcionários chegam é ser 20% mais caros em condomínios (verticais e horizontais);

Funcionários mais capacitados: na Planserv, oferecemos treinamentos para nossa equipe, para que ela esteja preparada para atender bem o seu condomínio;

Menor risco de problemas trabalhistas: as responsabilidades legais são majoritariamente da empresa contratada;

Horários estabelecidos: não existe o problema de não ter alguém para ficar na portaria esperando o porteiro que atrasou, por exemplo. A escala de horários é bem definida e cumprida regularmente. 

Menos trabalho para o(a) síndico(a) e subsíndico(a): sobra mais tempo para se dedicar aos problemas do ambiente e dos condôminos.

Quais os riscos da terceirização em condomínios?

Um dos principais medos dos síndicos e condôminos é o risco de contratar uma empresa que não tem comprometimento. Terceirizar os serviços e a contratante “”sumir” ou não garantir os direitos dos funcionário e o condomínio ter que arcar com algum problema. 

E já esclarecemos que existe uma possibilidade mínima, mas para excluí-la basta escolher uma empresa contratante que tenha tradição no mercado e que seja comprometimento com os clientes que já possui na cartela.

Para fazer a melhor escolha uma dica é buscar as avaliações da empresa e ver se ela também atende empresas sérias (que não contratariam uma empresa ruim). 

Outra dúvida comum é se é seguro contratar terceirizados para cuidar do condomínio.

A resposta para essa questão também depende da empresa contratada. Se a terceirizada for séria, não há riscos em relação a segurança do patrimônio ou condôminos, ao contrário! Aqui na Planserv, por exemplo, fazemos treinamento com nossos funcionários para que eles estejam mais preparados para garantir o melhor serviço ao condomínio. 

Como contratar a terceirização de condomínios?

Leia também: como e quando contratar uma empresa terceirizada.

Agora que você já sabe como funciona, calcule a economia da terceirização em condomínios na prática! Clique no botão abaixo e solicite o nosso orçamento:

Central de Relacionamento PLANSERV RH

Central de Relacionamento

(83) 3225-4784

Atendimento via WhatsApp com a PLANSERV RH

Atendimento via WhatsApp

(83) 3225-4663
(83) 9 8209-2086
(83) 9 8128-7135

Horário de Atendimento da PLANSERV RH

Horário de Atendimento

Atendimento 24 Horas